CENTRAL DE INTRUÇÕES - GRÁFICA ONLINE


Veja abaixo dicas de como criar uma arte para uma gráfica online.

Produção, Expedição e Transporte (PRAZOS)
PRODUÇÃO

Todos os produtos do site, possuem um \\\"start\\\" de produção às 12:00. O arte-finalista prioriza a finalização de FOLDERS/PANFLETOS no período da manhã. Pedimos que, quem tenha urgência, não deixe para enviar o comprovante ou realizar o pagamento via cartão de crédito em cima da hora.
É possível que materiais enviados após meio dia entrem em produção no mesmo dia, isso vai depender do VOLUME de vendas bem como da disponibilidade de espaços nas matrizes.

Status ARQUIVO APROVADO
Este status indica que o arquivo já foi aprovado pelo arte-finalista e encaminhado para a PRÉ-IMPRESSÃO, que abrange a montagem de matrizes e gravação de chapas.

A partir desta etapa, NÃO SERÁ POSSÍVEL A TROCA DE ARQUIVOS. O espaço na matriz de produção já foi reservado ao pedido e a troca acarretaria no atraso de toda produção, prejudicando outros clientes.

Status PRODUÇÃO e contagem do prazo:
O status PRODUÇÃO do seu pedido é uma confirmação de que ele foi conferido e já passou pela PRÉ-IMPRESSÃO. Esta etapa é a emissão de Ordens de Serviço com todos os dados cadastrados pelo cliente. Se a arte for entregue até 12h (meio-dia), inicia-se a contagem do prazo de produção no mesmo dia. Caso o pedido seja finalizado após 12h, ele entrará somente na produção do próximo dia útil e o prazo só será contado a partir deste dia.

O sistema de PREVISÃO DE DATAS do site é atualizado com o status do ARQUIVO APROVADO. No momento da compra haverá uma previsão, porém se o pagamento for efetuado em dias posteriores ou o arquivo tenha problemas e a correção seja feita posteriormente, esta data será atualizada no momento da aprovação do arquivo.

Exemplo 1: Folder 80gr, finalizado segunda-feira as 10:00, entra na produção do dia e na terça-feira encerra-se o prazo de 1 dia de produção.

Exemplo 2: Folder 80gr, finalizado segunda-feira as 15:00, entra na produção de terça-feira e na quarta-feira encerra-se o prazo de 1 dia de produção.

Expedição: Todos os pedidos e meios de transporte disponíveis demandam um tempo de expedição. O material ao chegar no setor de transporte deve primeiro ser separado e identificado pedido por pedido. Após identificação, é feita a embalagem. Se o material tem destino para um BALCÃO DE RETIRADA, necessitamos realizar a emissão da declaração de transporte enviada junto com cada pedido. Para pedidos de TRANSPORTADORA necessitamos emitir notas fiscais. Pedidos por Correios são apenas armazenados e aguardam retirada. Todos este processo se dará ainda com o status do pedido EM PRODUÇÃO, ou seja, o material pode estar pronto, mas ainda com status de produção.


TRANSPORTE
O status TRANSPORTE significa que o material já foi COLETADO pela empresa de acordo com o meio escolhido pelo cliente.

Horário de coleta de mercadoria: Nenhum pedido é entregue para as empresas de transporte, TODOS são coletados pelas mesmas.

Pedidos para BALCÕES e CORREIOS são SEMPRE retirados pela empresa responsável entre 17:00 e 18:00.

Pedidos por TRANSPORTADORA são coletados por volta das 17:00.

Devido a este horários fixos de coleta, alguns materiais que ficam pronto após estes horário podem ser despachados no dia seguinte, ou seja, pode haver mais 1 dia no prazo de entrega deste produto e o mesmo continuará com status EM PRODUÇÃO.

CORREIOS: Devido a coleta ser realizada somente no fim da tarde, a postagem do produto não ocorre no mesmo dia. Por isso, geralmente constará no rastreamento do Correios uma data não correspondente a data de TRANSPORTE em nosso site. Solicite o rastreamento no dia seguinte a atualização do site.

MOTOBOY: Não há horário fixo para entrega. Procurem utilizar um endereço onde haverá sempre uma pessoa disponível para recebimento. Será feita UMA ÚNICA tentativa de entrega. A partir da segunda tentativa será enviado Motoboy A COBRAR.

PRAZO DE TRANSPORTE

BALCÕES E TRANSPORTADORA: Mercadorias enviadas para balcão tem início de contagem do prazo no dia de atualização do status.

CORREIOS: o prazo de entrega inicia-se a partir da data de postagem do Correios, que geralmente é feita 1 dia após a coleta.

Obs. 1: Os prazos de entrega em todos meios de transporte são prazos repassados pelas próprias empresas transportadoras.
Obs. 2: Com exceção do balcão Vila Mariana em São Paulo, o cliente deve entrar em contato telefônico diretamente com o balcão selecionado ao fim do prazo de transporte para verificar a disponibilidade do material para retirada.

O prazo para retirada dos pedidos nos balcões de retirada é de até 15 dias úteis. Após este prazo, de acordo com regras da própria transportadora, o produto poderá ser devolvido ou até mesmo descartado, não havendo o ressarcimento.

EXTRAVIOS:
Assim como em nosso contrato com as transportadoras, em caso de extravio / objeto não localizado, haverá uma prazo de 24 horas(úteis) para rastreamento das mercadorias, a partir do momento da reclamação.
No caso do Correios, este prazo é de 5 dias úteis, assim como eles nos solicitam.


CONTAGEM DE PRAZO
A contagem dos prazos de produção e transporte são feitas da seguinte forma:
Pedido entrando em TRANSPORTE dia 1, no dia 2 completa-se 1 dia. Dia 3, completa-se 2 dias, e assim por diante.
Instruções Técnicas Detalhadas
Estamos disponibilizando esse manual de instruções para você que quer saber como produzir o seu material e fechar o seu arquivo corretamente. Lembrando que a Euro Cartões garante a qualidade da impressão desde que seja encaminhado o material corretamente. Assim evitamos atrasos desnecessários em sua entrega.


Gabaritos
Todos os padrões utilizados em nossos produtos devem ser baixados em nosso site através do gabarito. Lembrando que a gráfica só imprime materiais enviados em conformidade com estes padrões.



Nossos padrões estão com o tamanho exato para cada produto e configurado com margens de segurança, sendo que sua arte deve ocupar o tamanho total da página do gabarito, limitando os textos e imagens que não podem ser cortados para dentro das margens de segurança (linhas guias). Respeite estas margens assim não terá problemas com corte de informações e para que o seu material não seja prejudicado. Caso a arte esteja em tamanho diferente do comprado, será redimensionado automaticamente caso não haja alteração na arte. Não envie marcações de corte ou cor, as mesmas serão excluídas e ignoradas.

Molduras devem ter um maior cuidado, nossa produção trabalha com o corte de guilhotina automática e plotter de recorte manual para adesivos, com possibilidade de variação entre os lados no corte. Por este motivo, aconselhamos que você não faça artes com molduras, caso tenha que enviar realmente o material com moldura, envie esta com pelo menos 2 mm para dentro da margem de segurança assim você diminuirá a percepção visual de uma possível variação.



Imagens e cores
Ao enviar materiais para a Euro Cartões, todas as imagens e vetores, que estejam no padrão RGB ou Pantone®, devem ser convertidos para o formato Bitmap e no modo de cor CMYK. As imagens devem ter no mínimo 400 dpi’s de resolução.
* Objetos e contornos também devem estar no modo CMYK.
* Os objetos que têm aplicação de degrade devem estar
convertidos em Bitmap e no modo de cor CMYK.
* A conversão será automática caso arquivos sejam recebidos fora do padrão CMYK.

Observação: A gráfica converterá para CMYK arquivos com cores em Pantone® ou RGB. Por isso, faça sua arte utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso seu arquivo tenha cores em Pantone® ou RGB, converta-as antes de enviar para a produção.
Pelo fato do Corel Draw aceitar, em um mesmo trabalho, várias paletas de cores (CMYK, RGB e Pantone®) podem ocorrer erros na impressão, devido às tonalidades. Por isso a importância de tudo estar convertido para CMYK. Deixamos claro que poderá ocorrer variação nas cores impressas em até 10% para mais clara ou mais escura no nuance de tonalidades, impressões que tenham a mesma cor na frente e no verso podem sofre essa variação em função dos acertos e processos de impressão.
Caso não estejam em modo CMYK, serão convertidas automaticamente pelo sistema de impressão.


Textos e fontes
Assim como todos os outros objetos, imagens e efeitos, os textos também devem ser configurados corretamente no seu material, para que sua impressão fique de acordo com a qualidade que você quer.

Convertendo textos em curvas:
Não esqueça de converter todas as fontes em curvas. Pois, se isso não ocorrer, a sua fonte pode ser substituída por outra similar, os textos podem se perder dentro dos parágrafos, entre outros problemas.
Selecione o texto e clique “Ctrl+Q ?

Registro: A impressão em off-set utiliza 4 canais de cores para impressão. Estes canais de cores podem se deslocar. Ao utilizar cores compostas(utilizam os 4 canais), orientamos a não utilizar fontes muito pequenas e muito finais pois caso ocorra o deslocamento, estes textos e outros detalhes pequenos terão uma aparência estremecida. Não recomendamos utilizar fontes menores que 7(sete) pontos, tendo como base a fonte "ARIAL".

Textos vazados:
Textos vazados (cores claras sobre fundos escuros) devem ter o corpo BOLD (Negrito), com tamanho mínimo superior a 7 (sete) pontos, e sem serifa, pois traços finos perdem a definição devido ao encharcamento natural do papel ao receber a tinta.
Cuidado com preenchimento
Textos pequenos com preenchimentos com cores que apresentam misturas em sua composição poderão perder a definição. Nunca utilize para o preto as 4 cores (C:100 M:100 Y:100 K:100) para texto, independente do tamanho, pois poderá apresentar pequenas variações de registro não configurando erro de impressão
Utilize sempre C:0%, M:0%, Y:0%, K:100%.

Preenchimentos
Nunca utilize em preenchimentos ou contornos o \\\\\\\\\\\\\\\"PRETO\\\\\\\\\\\\\\\" nas 4 cores.
Em fundos pretos chapados, o ideal é utilizar a dica a seguir: C: 20%, M:0%, Y:0%, K:100% Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso.
Uma dica: utilize esta regra apenas quando for fazer um fundo preto, ou quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte.
No caso da cor Azul, quando usada, utilize esta regra C: 100% M: 90%, para que seu impresso não saia roxo. Utilize esta regra principalmente quando for usar a cor azul de fundo em algum material.
Para a cor azul Royal, deverá aplicar a seguinte fórmula: C:100%, M:90%, Y:0%, K:0%
Para a cor azul marinho, deverá aplicar a seguinte fórmula: C:100%, M:90%, Y:0%, K:20%
Para o caso de cliente que desejar preto fosco, indicar C:0%, M:0%, Y:0%, K:100%
Para a cor vermelha, deverá aplicar a seguinte formula: C0%, M100:%, Y:90%, K:0%
Para a cor laranja, deverá aplicar a seguinte fórmula: C:0%, M:50%, Y:100%, K:0%

Ao escolher o papel 80gr evite utilizar cores carregadas pois podem ocorrer manchas e decalques na impressão, como essa gramatura de papel é promocional e não absorve uma alta escala de tinta como as demais gramaturas.

Efeitos especiais
Mistura, Contorno interativo, Extrusão:
Para que os efeitos de Mistura, Contorno Interativo e Extrusão sejam configurados corretamente, é necessário separá-los.
Envelope, Distorção e Perspectiva:
você deverá convertê-los em curvas.
Sombra:
Se você tem como objetivo dar volume às imagens ou apenas deixá-las visualmente melhor, uma dica é utilizar o efeito de Sombra, separando do objeto antes de finalizar e convertendo o mesmo em BITMAP(CMYK)
Arquivos em PDF:
Todos os arquivos recebidos em nosso site são importados para o Corel Draw, para que sejam finalizados para o programa de impressão. Quando os arquivos estão com muitos efeitos ou pesados, e são importados para o Corel Draw, estes podem gerar conflitos de arquivos e corromper alguns efeitos ou até mesmo desaparecer informações, apesar de nosso site aceitar os formatos JPG e PDF além do CDR, deve se atentar a este detalhe, e converter todo e qualquer efeito em bitmap, antes de exportar em PDF.
Ao salvar em PDF, dentre as opções haverá EXPORTAR TEXTOS EM CURVAS ou CONVERTER TEXTOS EM CURVAS dependendo do software utilizado na criação, essa caixa deve sempre estar selecionada.


Acabamentos
Corte - Se você fizer um um material com corte diferente dos padrões, você deve marcar o local onde será cortado o produto, com uma linha pontilhada e deixar uma margem de segurança à esquerda e uma à direita da linha de corte.Crie também uma seta indicativa fora da página.
A distância das linhas deve ser entre 2 e 5 mm.
O corte mínimo que a empresa faz é de 4,5 cm. Ou seja, a empresa não trabalha com cortes menores que este.


Faca para Materiais Especiais - Faca é uma ferramenta utilizada para fazer alguns acabamentos especiais como vinco, corte especial e meio corte. Quando você for utilizar-se desta ferramenta, você deverá ficar atento a algumas regras para que seu material não saia com erro de corte
Faca para Imã- Deixar todos os cantos arredondados, pois como vai uma manta imantada colada no verso do material, uma faca com pontas não vai cortar o material corretamente. Além dos cantos, desenhe a faca desejada, e sangre 2 mm para fora (sangra) da faca e 1,5 mm para dentro (segurança) da faca.
Faca para Adesivo - No adesivo, não existe a necessidade de arredondar os cantos. Porém, você não pode deixar de fazer a sangra e a margem de segurança, que é de 2 mm para dentro da faca e 2 mm para fora da faca.
Faca para Vinco - Fazer uma marcação do local e deixar para cada lado da linha marcada do vinco uma margem de segurança que vai de 2 a 5 mm, podendo variar de acordo com o material. Além desta marcação, tem o desenho da faca onde irá cortar junto com vinco. O procedimento é o mesmo, linhas de segurança de 2 mm para dentro da faca e 2 mm para fora da faca.

Meio-corte: O meio-corte é um acabamento usado principalmente em adesivos. Pois somente o adesivo, e não o papel onde ele é colado, é cortado, na forma determinada pelo cliente. Para ser feito o meio corte é necessário o desenho de uma faca, que terá a forma desejada do adesivo.

Dobras: Oferecemos a opção de uma ou duas dobras nos seus materiais. O acabamento de apenas uma dobra pode ser feito em materiais com as gramaturas de papel de 120 e 150 gramas. Marque o local da dobra no material e as linhas de segurança, que pode variar de 2 a 5 mm. Estas linhas são importantes para que informações do seu material não sejam dobradas e fiquem ilegíveis.
Em um material com duas dobras como um folder, por exemplo, o procedimento é o mesmo. Preste atenção no fato de que o folder tem propriedades “espelhadas ?. Ou seja, a parte da frente (capa) do folder será feita na parte direita do modelo do arquivo. O verso da mesma vai espelhar, ou seja, ela vai imprimir do lado esquerdo. Cuidado com as marcações das dobras, pois as mesmas também espelham.

Vinco: O vinco é feito pela gráfica para que você possa dobrar o produto posteriormente. Ele só pode ser feito em produtos com gramaturas maiores, como o Couchê de 250 gramas.
Os vincos não podem ser feitos em materiais com verniz localizado, porque este processo “quebrará ? o verniz. Para este acabamento, também existe a necessidade do desenho de uma faca onde será feito o vinco, a não ser que o material já venha com este acabamento incluso, como é o caso dos produtos Pastas e Calendário de Mesa.

Verniz: O verniz é um tipo de acabamento de materiais que é usado para torná-los sofisticados. Este acabamento proporciona brilho ao material ou em partes dele
- Monte suas máscaras com o mesmo tamanho da arte (no caso de cartões de visita, 9x5cm).
- A máscara do verniz quando for bitmap deve estar convertida Tons de Cinza, com resolução mínima de 400 dpi’s. Cuidado quando você for converter para Tons de Cinza, certifique-se de que ele esteja 100% preto ou G:0.
- O acabamento verniz Localizado poderá cobrir no máximo 30% de sua arte. Cuidado com grandes áreas, podem causar problemas.
- Tome cuidado extra com as margens de segurança de sua arte antes de montar sua máscara, pois o verniz localizado não poderá ultrapassar a área de corte, quando o verniz é cortado, ele “quebra ? e poderá descascar, isso só ocorrerá se o verniz ultrapassar a área de corte.
- Confira o posicionamento de sua máscara antes de realizar o envio dos arquivos.
- Evite colocar verniz local em textos e(ou) objetos muito pequenos, isso dificulta o encaixe do verniz sobre o local desejado levando em consideração que pode haver um desencaixe normal na máscara, pois o processo de aplicação de verniz é feito semelhante a serigrafia então, como o prazo de produção é curto a máscara pode correr ou estourar em relação ao desenho da máscara enviada no arquivo, reclamações referente a este detalhe não serão aceitas.

Serrilha: A serrilha é um picote feito em papel para que ele seja destacado. É utilizada normalmente em ingressos, tickets, e outros materiais criativos.
Você deverá fazer uma linha pontilhada no local onde deseja que a serrilha seja feita.
Deverá também fazer duas linhas, uma à direita e outra à esquerda da linha que marca a serrilha. Estas linhas servem como linhas de segurança. A distância das linhas deve estar entre 2 a 5 mm.

Furo: O acabamento furo normalmente é utilizado em tags, mas também pode ser usado para fazer cartões de visita. A gráfica disponibiliza furos de 3 e 5 mm de espessura. Lembre-se de fazer o furo também dentro das margens de segurança.
Faça uma margem de segurança circular em volta do furo para que você não coloque muito perto dele algumas informações que poderão ser cortadas durante a produção na gráfica. Essa espécie de margem circular deve estar a uma distância de 2 mm do furo pois ele pode variar.

Cantos arredondados: Este tipo de acabamento é usado para cartões de visita, calendários, crachá.
É um acabamento que utiliza corte especial e o efeito dado ao produto são cantos arredondados, parecido com cartão de crédito. É um diferencial que você pode utilizar para impressionar seus clientes.

Fechando o arquivo
Antes de enviar o seu material para a gráfica, você deverá analisar cuidadosamente todas as suas configurações.Para isso, você precisa pedir Informações do Documento, que é um comando disponível no Corel Draw.
Acesse o comando a partir do menu: Arquivo / Informações do documento e faça o seu check-list:
De preferência a arquivos Corel Draw pois nós trabalhamos com o programa, e vetorizados, pois BITMAP tendem a perder um pouco de resolução.

Estatísticas de texto - Deve estar escrito “Nenhum objeto neste documento ?. Isso significa que o seu material não tem texto, ou que os textos já estão convertidos em curvas
Objetos bitmap - Todos os objetos em bitmap apresentados aqui devem estar no modo de cor CMYK ou em tons de cinza
Efeitos - Deve estar escrito “Nenhum efeito neste documento ?. Isso significa que o seu material não tem nenhum efeito.
Preenchimentos - Os preenchimentos devem estar Uniformes e o modo de cor em CMYK
Contornos - Os contornos devem estar Uniformes e o modo de cor em CMYK.

ORIENTAÇÃO:
As arte de frente e verso possuem uma orientação padrão de montagem. Como é dito no meio gráfico, mencionamos que a montagem deve ser feita PÉ com PÉ quando as artes estão \\\\\\\\\\\\\\\"deitadas\\\\\\\\\\\\\\\". Ou seja, quando rotacionar FRENTE e VERSO que estão na posição vertical, essa rotação deve ser feita da seguinte forma: FRENTE 90 graus sentido ANTI-HORÁRIO e o VERSO 90 graus sentido HORÁRIO


Detalhes que não devem ser esquecidos
1) Os arquivos a serem enviados à gráfica terão de estar em formato Corel Draw(extensão .cdr), PDF(X1-A), ou JPG(imagem). Não exporte seus arquivos Corel Draw para PDF, eles possuem incompatibilidades.
2) Os objetos, imagens e textos deverão estar no modo de cor CMYK.
3) Absolutamente TODOS efeitos devem ser convertidos em BITMAP. Sombras, transparências, Power Clip, etc.
4) Os textos devem estar convertidos em curvas. Textos com cores claras, em fundo escuro, deverão estar em negrito e deverão ter 7 pt, no mínimo.
5) As informações do seu material devem estar corretamente dispostas de acordo com as margens de segurança.
6) Sempre utilize CAIXOTE para delimitar e fixar seus objetos da maneira que deseja. Objetos soltos ao serem importados ficarão centralizados na página nem sempre sendo o correto.
7) Leia e releia as instruções gerais e específicas para o material que você está produzindo, para não haver dúvidas ou problemas na impressão.
8) Se você ainda tiver alguma dúvida sobre configuração e/ou fechamento de materiais, acesse os outros tópicos da nossa central de instruções e leia tudo com atenção.
9) É importantíssimo que você peça as Informações do documento para ajudá-lo no fechamento do seu arquivo e para você ter certeza de que o documento não esteja com algum problema, antes de enviá-lo para a gráfica.
10) Cada produto vendido em nosso site tem uma especificação de tamanho, como trabalhamos com um gabarito cujo tem uma margem de sangria, os materiais são refilados e os tamanhos finais serão menores que os especificados no site, tendo esse tamanho, uma margem mínima de segurança. Deixamos claro que pode ocorrer esta variação no corte de todos os produtos.
Manchas de Impressão
A Euro Cartões alerta aos clientes, quando os mesmos forem finalizar os arquivos, tomarem o devido cuidado em relação as cores de frente e verso, pois caso as cores da frente sejam claras e as do verso escuras, ou vise e versa, podem acontecer manchas (decalque) na impressão.
Caso isto ocorra, deixamos claro que a responsabilidade pelo envio dos arquivos é do cliente, e que ao finalizar o pedido, o cliente assume o risco, se este problema acontecer.
Arte Final - Valores de MONTAGEM/ALTERAÇÃO de Arte
Os valores para MONTAGEM ou ALTERAÇÃO de Arte são os mesmos, independente do tipo de alteração.

As artes são feitas após a confirmação do pagamento do pedido no site.
O cliente deve enviar todas as informações de como deseja a sua arte (textos, imagens, cores e fontes) e também arquivos necessários(logo, fotos específicas), e poderá também anexar imagens, fotos, fontes, etc, para incrementar a arte solicitada.

O cliente poderá solicitar somente 3 alterações após a criação, para pequenos ajustes sob a descrição inicial solicitada.

Após aprovação do cliente, não será possível mais nenhuma alteração ou correção da arte.
Fique atento e confira todos os dados, textos e ortografia antes de aprovar sua arte. Reclamações posteriores não serão aceitas.

O prazo de criação do primeiro layout é de 2 até 5 dias úteis.

Após o primeiro layout enviado para avaliação, não haverá devolução do valor de arte pago em hipótese alguma, este valor é referente ao tempo de trabalho dispendido pelo designer contratado exclusivamente para este serviço.

Assim que receber o arquivo final aprovado, salve em seu Computador, pois não arquivamos as criações por mais de 6 meses.
Como utilizar o cupom de Desconto
ajuda-grafica-online-cupom-desconto;
Termos de Garantia
Por gentileza, leia com atenção nosso termo de garantia.

• Siga corretamente os padrões especificados e as instruções contidas neste site, pois a Euro Cartões garante o prazo e a qualidade se as regras de envio e criação forem seguidas à risca, a Euro Cartões não se compromete em revisar arquivos enviados prontos.

O envio de arquivos deve ser exclusivamente realizado via site, não serão aceitas reclamações de pedidos que não seguirem os processos normais da gráfica pois os mesmo estarão em desacordo com o processo.

• Todos os arquivos que nos são enviados ficam disponíveis por 30 dias em nossos servidores para download e conferências de nossos clientes se necessário.

• Todo o material que sofrer qualquer avaria de impressão, desconformidade na compra ou bloqueio por erro de criação, terá seu prazo de entrega reiniciado a partir da solução do problema.

• Problemas referentes aos arquivos enviados pelo cliente serão informados através do sistema de mensagem interno do site, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

• Os arquivos para impressão deverão ser enviados em CDR, PDF X1-A, ou em imagem com 400DPI no formato JPG. Cuidado ao comprimir arquivos em JPG para não danificar a qualidade da impressão, utilize sempre a mínima taxa de compressão possível.

• Quando ocorrer um erro na produção de um material, verificado por nosso setor de qualidade, será reiniciado o processo de impressão (reprodução) automaticamente. Nesse caso o prazo dobrará, ex: um pedido com prazo de 24hr passa para 48hs, e todos os produtos de pedido ficarão atrelados ao novo prazo.

• Em caso de algum serviço solicitado que seja entregue com problemas, ou seja, um serviço realizado diferente do que nos foi solicitado, o cliente deverá enviar uma mensagem dentro do próprio pedido, descrevendo o defeito ou o serviço diverso, anexando uma ou mais fotos que identifiquem o problema, para que seja feita a análise prévia dos arquivos enviados. Será necessário, se solicitado, enviar uma carta simples com 10 unidades do produto recebido, para análise completa. A resposta desta análise será enviada em até 24 horas, após o recebimento das amostras enviadas. Devoluções de materiais sempre serão realizadas nos BALCÕES DE RETIRADA, nas cidades que possuírem, independente do tipo de frete selecionado na compra.

• Existe a variação de quantidade na produção de todo material, esta variação pode chegar à 5% de diferença para mais ou para menos. Considere esta variação antes de verificar a quantidade recebida do seu material.

• Quando os materiais são cortados pela guilhotina, as bordas não ficam com o mesmo tamanho, o que não dá perda no material, pois este fato pode ocorrer em função do corte da guilhotina ser semi automático, podendo ter uma variação em todos os lados e também no tamanho final do material.

• É previsto pelo órgão regulamentador a variação na gramatura de papel. Está variação se dá de lote para lote e em diferentes marcas de papel. Atualmente temos uma frequência de compra de papel de 2 dias portanto variações podem ocorrer frequentemente, para mais ou para menos.

• Não fazemos desmembramento de pedidos. Quando for comprado materiais com prazos muito diferentes entre si, saiba que o prazo de produção que valerá será o maior. Se precisar que os produtos sejam entregues com prazos diferentes, faça-os separadamente.

• Isentamos-nos de qualquer responsabilidade referente a atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, forças da natureza, engarrafamentos, entre outros.

• A empresa não administra créditos, por isso faça o depósito exato de acordo com o valor total do pedido. Não agrupe o pagamento de pedidos em um único depósito, esta prática poderá causa transtorno e atraso na liberação financeira do seu pedido.

• Não aproveitamos fretes juntando pedidos diferentes.

• Depósitos realizados na “Boca do Caixa” podem demorar até 3 horas para serem confirmados, isto ocorre devido ao atraso de alguns bancos. Por isso não faça depósitos em cima da hora, pois é necessária a confirmação financeira para iniciar o processo de produção.

• ATENÇÃO: Pedidos recebidos até 11h00h, com os arquivos corretos e nenhuma pendência financeira, ou seja, devem estar constando em nosso extrato bancário, serão produzidos automaticamente.

• Somente o site funciona de domingo a domingo. Nosso atendimento funciona apenas de segunda a sexta feira das 09:00 até 12:00 e das 13:00 até 17:30.

• Depósitos realizados no Caixa Eletrônico podem demorar até 24Hs em dias úteis, para serem confirmados, isto ocorre pois o recolhimento dos malotes só acontece em horários programados dentro das agências. Caso o cliente necessite de urgência, deverá fazer depósitos na \\\"Boca do Caixa\\\", com um atendente ou via transferência.

• Pedidos com entrega via Correios ou Transportadora, serão entregues em dias úteis e no horário comercial. Em caso de envio para um de nossos Balcões de Retirada, os horários de funcionamento destes, deverão ser consultados com o próprio Balcão.

• Se você optou por pegar o seu material gráfico em um de nossos pontos de retirada, você tem até 50 dias para retirar os produtos, após este prazo o material será descartado e sem reembolso.

• Acabamentos adicionais exigem maior prazo de produção, de 01 (um) a 02 (dois) dias.

• O prazo de entrega dos materiais na Sede é de 24 horas. Você deve somar este prazo ao prazo de produção do mesmo, para que você tenha uma previsão mais concreta de quando você receberá o seu material. Por exemplo, um cartão de visitas 300g UV Total Frente é produzido em 24 horas; o prazo de entrega é de mais 24 horas. 24 + 24 = 48 horas de prazo para a entrega.

• Reclamações referente ao produto só serão aceitas até 7 dias (1 semana) após o recebimento do material. Para estornos, a Euro cartões tem o mesmo prazo para a devolução podendo chegar até o prazo máximo de devolução.

• O valor do serviço, será aquele que estiver constando em nossa página, no momento da compra. Valores válidos apenas para compras via site. Os valores poderão sofrer alterações sem prévio aviso.

* Cada produto vendido em nosso site tem uma especificação de tamanho, como trabalhamos com um gabarito cujo tem uma margem de sangria, os materiais são refilados e os tamanhos finais serão menores que os especificados no site, tendo esse tamanho, uma margem mínima de segurança. Deixamos claro que pode ocorrer esta variação no corte de todos os produtos.

* A Euro Cartões realiza a prestação de serviço de impressão gráfica, como a produção dos materiais é personalizada o usuário poderá cancelar o pedido somente quando sua compra não tiver entrado no status de arquivo aprovado ou produção, após estes status o usuário não poderá mais cancelar a compra como também não poderá reaver os valores tendo em vista que a compra estará gerando utilização de insumos, matéria prima e mão de obra da Euro Cartões. Também alertamos que não é possível alterar o frete após a compra ter sido finalizada.

* Não será possível o cancelamento de pedidos que já se encontram na produção. O início da produção do material se dá com o status ARQUIVO APROVADO, onde a partir deste momento o material é enviado para a PRÉ-IMPRESSÃO.

* O prazo para ressarcimento de pedidos cancelados(para qualquer tipo de problema) é de 7 dias corridos. Por questões de organização interna, programamos as transferências bancárias e demais operações financeiras para toda sexta-feira.
Reprodução
Devolução e reimpressão de materiais só serão aceitas mediante uma análise do arquivo por nossa equipe especializada em aprovação de materiais.
Tendo em vista que o mesmo deverá estar em conformidade com os gabaritos padrões e instruções.
Caso ocorra algum erro que não for relacionado a fechamento de arquivo por parte do cliente e o produto necessite de reprodução, contará um novo prazo de produção.
Só será realizada reprodução com a mesma arte, não podendo enviar novo arquivo.
Padrão de Cores
• Trabalhamos com o padrão CMYK de cores.

• Em fundos pretos chapados, o ideal é utilizar a dica a seguir: C: 20%, M:0%, Y:0%, K:100%.

• Esta configuração poderá ser aplicada também em SOMBRAS.

• Para a cor azul Royal, deverá aplicar a seguinte fórmula: C:100%, M:80%, Y:0%, K:0%

• Para a cor azul marinho, deverá aplicar a seguinte fórmula: C:100%, M:90%, Y:0%, K:20%

• Para o caso de cliente que desejar preto fosco, indicar C:0%, M:0%, Y:0%, K:100%.

• Em adesivos transparentes, não é possível imprimir a cor branca. Caso haja a cor branca no arquivo para este tipo de adesivo, ela ficará transparente.

• Podem ocorrer variações de cores em até 10% (para mais ou para menos) em uma mesma produção ou em reproduções. Não temos como garantir a fidelidade de cores, nem como analisar a correspondência das cores na arte para nós enviada.

• Nas aplicações de cores chapadas, a possibilidade de variação de cor, aumenta consideravelmente. Sugerimos a utilização de imagens, retículas e/ou degradês, onde a variação de cor, tende a diminuir.

• Por nossos produtos se tratarem de impressos em linha de produção, em matrizes conjugadas o que possibilita menores preços, não garantimos fidelidade de cores nem mesmo dentro de um único lote, podendo haver variações de cores inerentes ao processo de produção implantado o que não caracteriza defeito.

• A responsabilidade referente as cores da arte criada e tamanhos de fonte e imagens é do cliente.

• Por nossos produtos se tratarem de impressos em linha de produção em matrizes conjugadas, o que possibilita menores preços, não garantimos fidelidade da cor, o que não significa defeito.
Download da Tabela de Preços
Você encontra nossa tabela de preços disponível para download em arquivo .xls no menu “Tabela de preços” sempre que precisar.

Tabela de Preços

*** é importante fazer download da tabela de preços com frequência, pois os preços podem ser alterados sem aviso.
O que é RGB e CMYK?
RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.

Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa.

CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto).
Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.
Uma vez que todas as tintas de impressão contêm impurezas, estas três tintas produzem, na verdade, um marrom turvo e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro.

RGB versus CMYK
O padrão CMYK é o melhor e mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)), onde são usadas apenas três cores. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem como será impressa.
Como saber se minha imagem esta em RGB?
No Corel: quando você copiar (importar) a imagem para dentro do padrão, com ela ainda selecionada, observe na barra de “status” a informação sobre o Bitmap. Veja a imagem abaixo.



No Photo Shop:
Verifique qual modo esta marcado através do menu:
Images/Mode/RGB Color ou CMYK Color.
Como converter uma imagem RGB para CMYK?
Selecione a imagem a ser convertida, clique em menu: Bitmaps/ Modo/ Cores CMYK.
Veja a imagem da tela abaixo:


Qual preto devo utilizar nos textos?
Sempre que você fizer um texto com a cor preta, certifique-se de preencher somente a camada K em 100%.
As outras camadas (C, M e Y) não deverão ter nenhum percentual de cor. Caso contrário, se formará uma espécie de “fantasma” ao redor das fontes que tiverem um tamanho muito pequeno ou com as linhas muito finas.

Configure então as cores desta forma: C:0, M:0, Y:0, K:100.
Entenda: 4x0, 4x1 e 4x4 Cores
A maioria dos materiais impressos, são feitos pelo processo de policromia até chegarem ao resultado final.

POLI + CROMIA = Conjunto de várias cores

A escala CMYK é formada pela combinação das cores: Azul (Ciano), Vermelho (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ( Black) que formam esse processo de policromia. Com essas cores combinadas, podemos ter infinitas possibilidades para a execução de uma Impressão.

4×0 = São 4 cores impressas na frente do cartão e nenhuma impressão no verso. (Colorido frente + Branco Verso)

4×1 = São 4 cores impressas na frente do cartão e uma cor apenas no verso, no nosso caso somente em tons de cinza. (Colorido frente + Preto e Branco Verso)

4×4 = São 4 cores impressas na frente e verso do cartão. (Colorido frente + Colorido Verso)

Em seu pedido terá em cada item os campos para envio de arquivos, sempre envie seus arquivos respectivamente em cada um dos campos de acordo com frente e verso.
Regiões Atendidas:
Nossa logística disponibiliza as seguintes opções de transporte: Pelos Correios, Transportadora ou retirada em nossos balcões Pex (consultar região).
Disponibilizamos a entrega dos produtos em todo território nacional por Sedex ou Pac (antiga encomenda normal), lembrando que os valores são diferenciados pelo balcão dos Correios.

Correios: Trabalhamos com uma Agência Terceirizada dos Correios chamada Agencia Tutoia, a qual nos fornece o número de rastreio da encomenda. O produto é enviado de nosso parque gráfico a este local e pode levar até 1 dia para entrega. Somente após chegar neste local será nos fornecido o número de rastreio da encomenda.

PAC: Varia de 4 à 10 dias úteis, dependendo da localidade. Geralmente para capitais, o prazo é de 1 a 7 dias úteis. Para o interior dos estados, 7 à 10 (prazo estimado).

BALCAO PEX: O prazo para retirada do material nos balcões PEX é de 1 a 10 dias úteis (após produção), sendo disponibilizados os materiais para retirada após as 12h. Consulte seu balcão no link balcões. Após Status Transporte deve entrar em contato com balcão informando número do pedido ou seu nome de cadastro para verificar disponibilidade de retiradas. Salvo apenas o balcão VILA MARIANA que dispõe do status \"Disponível no balcão\".
Site seguro:
Somos uma gráfica especializada em impressão e oferecemos vários tipos de produtos com preços competitivos e qualidade incomparável. Oferecemos nossos produtos através da Internet para todo o Brasil.
Fique à vontade para fazer suas compras em nosso site, pois os produtos vendidos pela Euro cartões são de alta qualidade e suas compras são monitoradas por um forte sistema de segurança SSL (Secure Sockets Layer).